Seja bem-vindo

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jogo da Forca Matemática
O uso de jogos é de grande importância para o ensino de matemática, tanto nos anos iniciais como nos anos finais do Ensino Fundamental. O jogo não só permite uma construção do conteúdo de forma diferenciada, mas sim de ensinar de modo atrativo e divertido, propiciando aprendizagem e oportunidades para o conhecimento.

Objetivo
Acertar o número máximo de perguntas retirada do baú matemágico, caso contrário, a cada erro uma parte do corpo do Cebolinha ou da Mônica serão expostas na lousa, a dupla ou grupo que deixar montar primeiro o boneco são os perdedores.

Conhecimento pedagógico do conteúdo
Pode-se realizar em sala de aula de maneira bem simples, ou melhor, em dupla ou em grupo com o uso de conteúdos matemáticos como envolvendo as quatro operações e o estudo de geometria.
Podemos ressaltar que este jogo pode ser adaptado em outros conteúdos matemáticos ou em outras áreas de ensino.

Regras:
ü  Revisar os conteúdos trabalhados em sala;
ü  O jogo terá no mínimo 6 partidas;
ü  Cada grupo ou jogador terá apenas a cada jogada a retirada de uma pergunta ou operação do baú mesmo que acerte;
ü  Cada palavra valerá 10 pontos, que serão divididos entre todos os jogadores que descobrirem a palavra;
ü  Só existirá apenas um ganhador e um perdedor;
ü  Em caso de empate, terão a pergunta do desempate.



Observação:
Colar o desenho no material mais rígido como papelão ou na lousa, e dá um colorido, podendo ser com ajuda dos alunos.
Poderá também criar novas regras, trabalhar meninos contra meninas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário