Seja bem-vindo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mídia e Educação

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1aa5UYKlzjTv-3Hgrj1a-DxtrpZ7xdgT8hFy-PDxcc6L1rPGYew



A importância da mídia para Educação

Para o especialista britânico David Buckingham, que concedeu uma entrevista a NOVA ESCOLA, em vez de denunciar os perigos da TV, videogame e internet, é melhor ajudar a turma a fazer escolhas conscientes.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9NKx7VcVjmMMcaEQjIcw_XEaltmjgPmmHFMq78inSIh7ZHzGq

Vivemos atualmente uma grande revolução no ensino, provocado pela Mídia e sua capacidade de “ensinar”, onde cada dia mais cedo as crianças tem acesso a todo tipo de informação, o que essa mídia pode oferecer aos alunos, nos professores devemos ficar atentos a essa nova fonte de estudo no processo educativo.
A formação continuada do professor é fundamental para um permanente revisar de sua prática e ação docente, possibilitando estar aberto ao novo e só através do conhecimento dessa ferramenta ele será capaz de dominá-la e encontrar diferentes formas de utilização com seus alunos e ver onde estar o perigo de um recurso mal utilizado.


Como trabalhar com a mídia? O Especialista David Buckngham dá exemplo.

“Propagandas costumam ter um texto muito rico, que inclui música, linguagem verbal e imagens, são complexas em termos de edição e levantam questões sobre como o público está sendo tratado - se somos encorajados a nos identificar com os personagens ou não, por exemplo. Apresente o anúncio e faça perguntas para reflexão: o que você achou desse anúncio? Gostou? O que fez você ter essa opinião? Em seguida, isole as diferentes partes: mostre só o áudio, depois a imagem sem o som, congele algumas partes e assim por diante. Ouça os alunos sobre o significado do anúncio e leve-os a pensar em quem o criou, para qual público, de que forma ele representa o mundo e se aquilo que está na propaganda corresponde à realidade da turma.” (BUCKINGHAM, David).
O papel do professor é de fundamental importância dentro desse contexto de modifica a má utilização da mídia e tem que ser mediador entre a discussão que permeia informação e conhecimento, orientando na busca, seleção e tratamento dos conteúdos disponível, procurando fazer com que os alunos tenham o discernimento de melhor trabalhar com tantas informações.



De seu escritório, em Londres, Buckingham concedeu uma entrevista a NOVA ESCOLA .
A entrevista na integra  Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário